Juntos pela Liberdade


Créditos: Estudantes Pela Liberdade
Fonte: www.estudantespelaliberdade.blogspot.com

Se você acha que não há apoio no Brasil pela liberdade e peloempreendedorismo, errou.

Abaixo listamos as principais entidades que defendem esta causa, que tem tido cada vez mais repercussão e reconhecimento na sociedade.


Junior Achievement
Uma das maiores difusoras do conceito de empreendedorismo e responsabilidade individual entre jovens no mundo, a Junior Achievement tem grande impacto entre as escolas brasileiras, tendo como um de seus programas mais conhecidos a Miniempresa.
Como participar:
Pergunte sobre as atividades da Junior Achievement aos coordenadores da sua escola ou, se já não é mais estudante, entre com contato com a JA pelo site.


Instituto Millenium
Age na promoção de idéias liberais, principalmente com publicação de artigos em importantes meios de comunicação e na promoção colóquios e forums de debate, como o Fórum Democracia e Liberdade de Expressão. Com uma equipe especializada e conselheiros influentes, tem grande capacidade de penetração na mídia mainstream.
Como participar: 
É possível contribuir com conteúdo, enviando artigos para possível publicação no site, financeiramente, com várias categorias de associação, e participando dos eventos promovidos pelo instituto. O IMil também é bastante aberto à parcerias, e interessados devem entrar em contato diretamente com o instituto. 


Instituto Liberdade
Criado em 1986, é uma das mais antigas e tradicionais instituições que defendem a liberdade no Brasil. Além de organizar eventos para o público externo e interno (associados), tem uma biblioteca com todos os livros indicados pelo EPL, apoioando-os institucionalmente.
Como participar:
Interessados podem associar-se bem como informar-se dos eventos promovidos e organizados pelo instituto através do site.


Endeavor
Seu trabalho consiste na busca e na seleção de gente inovadora, pautada por princípios éticos nos negócios, para depois ajudá-la a crescer, transmitindo uma cultura de empreendedorismo.
Como participar:
Para participar do processo seletivo é necessário cadastrar-se pela internet. Ali também há informações sobre apoio financeiro.


Instituto Ludwig Von Mises Brasil
A maior referência brasileira dos ensinamentos da Escola Austríaca de Economia. Por tal escola defender idéias alinhadas com o pensamento liberal, o IMB tornou-se uma importante referência acadêmica para os estudantes liberais. Atualmente o instituto trabalha na reedição de clássicos da Escola Austríaca assim como na publicação de novas obras, como o recém lançado “Economia do Indivíduo”. O IMB também promoverá o I Seminário de Economia Austríaca no Brasil, e publica diariamente no seu site traduções de artigos de importantes nomes da Escola.
Como participar:
O IMB recebe artigos e aceita voluntários para traduções de artigos com a perspectiva da Escola Austríaca de Economia


ACLAME
Criada em junho de 1999, em Porto Alegre, a Associação da Classe Média – ACLAME é uma ONG apartidária com atuação na valorização da livre iniciativa, no desenvolvimento sustentável e na promoção da justiça tributária, idéia de um grupo de cidadãos indignados com o comodismo e o isolamento assumido pela classe média brasileira, principalmente nas últimas décadas.


Ordem Livre
Tem o website liberal mais acessado do Brasil, sendo um projeto da Atlas em parceria com o Cato. Age como um think-tank direcionado a influenciar políticas públicas com políticas liberais, e também promoveu eventos como o Liberdade na Estrada, como uma forma de divulgação de suas idéias. Assim como o IMB, também trabalha com a tradução e reedição de importantes obras liberais.


Instituto de Estudos Empresariais
Uma das primeiras instituições brasileiras com foco na ideologia liberal, trabalha na formação de lideranças empresariais que compartilham conceitos de economia de Mercado e livre iniciativa. O IEE é responsável pela organização do Fórum da Liberdade, que ocorre anualmente em Porto Alegre. Os eventos ordinários do IEE ocorrem semanalmente, e a participação é exclusiva para associados do instituto. Estes eventos variam entre jantares-debate, onde há a explanação de um palestrante convidado seguido de uma sessão de perguntas, estudos de livro e júris simulados, onde bancas defendem lados opostos uma questão polêmica previamente definida.
Como participar:
O capítulo principal do IEE é em Porto Alegre, sua cidade de fundação, mas a enteidade também possui capítulos em Belo Horizonte e São Paulo. O processo de seleção ocorre duas vezes ao ano, através de indicação de associados.