Clipping


Nosso “partido” é o estudante, por Renan Pretto


Há anos o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) serve mais como estrutura a serviço de partidos e ideologias do que como devida representação dos milhares de estudantes universitários. Sua prioridade de atuação não é voltada aos estudantes, mas sim à partidarização do movimento estudantil. Enquanto isso acontece, o descrédito do órgão de representação dos estudantes cresce na mesma proporção em que a violência assola os campus da universidade.

O que se vê é um DCE presente em passeatas, protestos, ocupações e outros movimentos de cunho ideológico e partidário. Por outro lado, vemos um DCE ausente na defesa dos interesses da comunidade estudantil e despreocupado com os problemas enfrentados pelos universitários.

A partir desta constatação, formou-se uma chapa, que teve origem no Movimento Estudantil Liberdade, criado em 2006, para romper com essa filosofia que relega o estudante a segundo plano, pois acreditamos que o universitário de hoje tem duas grandes prioridades: dispor de uma formação de qualidade e garantir um futuro profissional de sucesso em um mundo cada vez mais competitivo. A vitória da chapa 3 – DCE Livre, Mudança Urgente! – ao DCE UFRGS confirmou esse sentimento acalentado pelos jovens.

Nossas propostas priorizam o estudante, e atendem aos anseios de excelência acadêmica, criação de uma central de auxílio aos alunos, diminuição da insegurança nas zonas universitárias, redução do valor cobrado aos estudantes pela confecção da carteirinha de ônibus (TRI) e de modernização do processo eleitoral através da realização das eleições pelo portal do aluno para evitar possíveis fraudes.

Além disso, somos a única chapa, das quatro que concorreram, que não nutre preconceito contra a iniciativa privada. Nossa proposta é de firmar parceria com empresas a fim de assegurar benefícios a nós, estudantes, e melhorias na universidade. E estimular, através do empreendedorismo, a criação de empresas juniores dentro da universidade e apoiar as já existentes.

Queremos construir um novo DCE. Um órgão que se preocupe com as prioridades dos estudantes e que não mais levante bandeiras partidárias. Nosso “partido” será o estudante. O esforço da nova gestão será fortalecer o vínculo da entidade com os estudantes, para que o DCE torne-se o local onde eles possam procurar e encontrar ajuda para a solução de seus problemas junto à universidade.

A partir de agora, o momento é de união de esforços e propósitos para construirmos o DCE desejado pelos estudantes. Assim, todos estão convidados para trabalharmos juntos pelo fortalecimento de um DCE cada vez mais perto dos estudantes da UFRGS e interessado nos problemas que os afligem, porque, como dizia o Maluco Beleza, “um sonho que se sonha só é um sonho que se sonha só. Um sonho que se sonha junto é realidade”.


FONTE: zerohora.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário